5 de dezembro de 2015

Ervas & Temperos: Orégano


Hoje é o dia do orégano
O orégano é capaz de fazer uma faxina em nosso organismo, ele tem compostos antioxidantes que fazem bem a saúde, ele é um poderoso aliado no combate ao envelhecimento. Colocar o orégano depois que a pizza saiu do forno é o que faz bem, e não antes, como geralmente a gente faz.
O orégano é uma planta de folhas muito aromáticas, indispensável na culinária mediterrânea. O orégano combina perfeitamente com tomate, alho, manjericão, azeite e queijos. Pode ser usado fresco, mas o aroma pungente de suas folhas se intensifica com a secagem. Como outras ervas aromáticas, o orégano perde seu sabor se cozido, portanto deve ser adicionado aos pratos sempre no final do preparo.
Entre os mais de 200 compostos rastreados em cada folhinha de orégano, os mais importantes são os polifenóis e flavónoides – antioxidantes. São eles que retiram os radicais livres que ganhamos por causa de comidas pouco saudáveis e estresse, por exemplo. São os radicais livres que danificam e até matam células, os responsáveis pelas doenças.
Origanum vulgare, também conhecido como manjerona silvestre, o orégano é um condimento aromático, muito utilizado na cozinha e que possui propriedades medicinais.
Planta da família das Labiadas, também conhecida como manjerona rasteira, manjerona silvestre e oregão. Há varias espécies diferentes de Origanum: compactum, dictamnus, e onites.
As partes utilizadas são as folhas frescas ou secas. Suas propriedades: sedativo, antiespasmódico, béquico, carminativo, antirreumáticos. É indicado no combate a tosse, as doenças do pulmão, as dores musculares; Afecções estomacais: indigestão, gases, cólicas, enjoo; cefaleias e queixas nervosas; Afecções respiratórias, dores articulares e musculares; Dor de dente; Repelente de formigas; antibacteriano, fungicido, antioxidante; Agente estrogênico.
As partes utilizadas do orégano são as partes mais altas das flores.
Infusão de orégano: colocar 1 colher (de sopa) de orégano em uma xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber até 3 xícaras por dia.
Os efeitos colaterais do orégano incluem a irritação da pele quando colocado puro e diretamente sobre esta.
O orégano está contraindicado durante a gestação, pois provoca contrações na grávida.

Fonte:



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...